terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Saara a pé, 3ª etapa 1




Sábado, 20 de fevereiro de 2010
Boletim 01 Saara a Pé

Hoje começa a terceira etapa da expedição Saara a Pé. Neste momento, estou na cidade de Atar, no interior da Mauritânia, fazendo os últimos preparativos par encarar 530 km entre as cidades de Bir Mogrein e Tindouf, nos territórios do povo Saharoui.

Pretendo percorrer este trecho em 30 dias, caminhando em média 20 km por dia, com alguns dias de descanso. Estão comigo o guia Saleh Waled, combatente da frente Polisário , um cozinheiro que também é barbeiro e um motorista que fará nosso apoio.
Para enviar boletins e chamadas ao vivo, vou utilizar um telefone via satélite, da Arycom.

Será com certeza uma das etapas mais difíceis dessa travessia que pretende ligar o Atlântico ao Mediterrâneo a Pé. Vamos atravessar regiões em que o terreno será somente de sal, algumas montanhas, dunas e com temperaturas que podem variar 50 graus entre as 3 horas da tarde e as 9 horas da noite.

Para esta etapa, não poderei utilizar nem o meu riquisha e nem dromedários no apoio.
A situação, neste momento, na região que vou atravessar aqui no norte da Mauritânia está bem turbulenta devido a um sequestro de quatroespanhóis de uma ONG de ajuda humanitária. A autoria do sequestro foi assumida pelo grupo Alqaeda do Magreb e eles estão pedindo 4 milhões de euros de resgate pelos reféns. Existem algumas informações que apontam que os reféns estão nesta região.
Estamos com uma autorização da Frente Polisário para atravessar este local e com certeza estes acontecimentos vão aumentar a adrenalina da expedição, pois além de todas as dificuldades de uma travessia a pé no deserto ainda temos que nos preocupar com essas questões.

O meu guia, Saleh Waled, que já faz a travessia comigo há dois anos, garante que com a gente não vai acontecer nada, mas estamos todos apreensivos para começar logo a caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário